c) Tese e Dissertação

Tese de Doutoramento

LINK, Rogério Sávio. Vivendo entre mundos: o povo Apurinã e a última fronteira do Estado brasileiro nos séculos XIX e XX. Tese de Doutoramento. Porto Alegre: UFRGS, 2016.

Resumo:

Esta investigação se insere nas linhas de pesquisa cultura e representações” e “relações sociais de dominação e resistência” do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Trata-se de uma pesquisa em história indígena. Situada em torno das fronteiras étnicas, problematiza o encontro entre diferentes identidades étnicas em posições assimétricas com o objetivo de verificar como as relações de dominação são estruturadas através das representações e como os grupos dominados escapam ou agenciam essas relações a fim de conseguirem se colocar no espaço social. Como tal, pretende delinear o processo histórico vivido pelo povo Apurinã em relação à sociedade não-indígena, tendo como ponto de partida os primeiros contatos mais sistemáticos durante a segunda metade do século XIX e durante o século XX. Assim, o problema geral gira em torno dos motivos que levaram os Apurinã a se misturarem tanto com a sociedade não-indígena a tal ponto de “colocar em risco” seus distintivos culturais, notadamente a língua apurinã. Para além das noções que abordam as mudanças culturais como perdas, a pesquisa se propõe responder se haveria aí uma dinâmica cultural que impeliria os Apurinã em direção ao Outro e que os empoderasse com uma cultura aberta para incorporar a alteridade e para a mudança. O objetivo investigativo principal, nesse sentido, é mapear nas fontes e na cultura apurinã as estruturas e conjunturas que podem explicar a realidade atual dos Apurinã. Trata-se de verificar na longa duração a condição performativa da sociedade apurinã. Além disso, como objetivo mais específico, a investigação ainda busca responder se as narrativas dos primeiros contatos e se as fontes históricas e etnográficas realmente descrevem os Apurinã como um povo belicoso e qual poderia ser o sentido de tal retórica narrativa tanto para a sociedade do entorno quanto para os próprios Apurinã. As principais fontes primárias para a análise dos problemas levantados pela pesquisa são: o material produzido pelas primeiras expedições exploratórias do Rio Purus e pelos primeiros colonizadores, o resultado publicado dos primeiros etnógrafos que descrevem os Apurinã, o material produzido por um grupo de missionários provenientes da Inglaterra durante os primeiros anos de contato, e observações etnográficas.

Versão em inglês:

LINK, Rogério Sávio. Living between worlds: the Apurinã indigenous people and the last frontier of the Brazilian state in the XIX  and XX centuries. Doctoral Dissertation. Porto Alegre: UFRGS, 2016.

Abstract:

This research takes part of the fields “culture and representations” and “social relations of domination and resistance” of the Post-Graduate Programs in History at Universidade Federal do Rio Grande do Sul. It deals with research into indigenous history. Working along ethnic boundaries, it investigates the encounter between different ethnic identities in assymetric positions with the aim of verifying how the relationships of domination are structured through these representations and how the dominated groups escape from or make use of these relationships in order to take control of the social space. In this way, it attempts to outline the historical process experienced by the Apurinã people in relating to the non-indigenous society, having as its point of departure the first most systematic contacts during the second half of the nineteenth century and during the twentieth. The general problem revolves around the motives that led the Apurinã to mix so much with the non-indigenous society to the point of “putting at risk” their distinctive customs, notably the Apurinã language. Escaping from the concepts that see cultural changes as losses, the research sets out to answer whether there is a cultural dynamic that pushes the Apurinã in the direction of the Other and which empowers them with a culture which is open to the otherness and to change. The principal investigative aim, in this understanding, is to map the sources and, within Apurinã culture, the structures and constructs that can explain the current reality of the Apurinã. It concerns itself with verifying over a long period the performative condition of Apurinã society. Moreover, as a more specific objective, the investigation looks to answer whether the narratives of the first contacts and the historical and ethnographic sources truly describe the Apurinã as warlike people and what the meaning of such a rhetorical narrative could be as much for the surrounding society as for the Apurinã themselves. The principal sources for the analysis of the problems raised by this research are: the material produced by the first exploratory expeditions of the Purus river and by the first colonisers, the resulting publication of the first ethnographies which described the Apurinã, the material produced by a group of missionaries from England during the first years of contact, and ethnographic observations.

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Tese de Doutoramento

LINK, Rogério Sávio. Especialistas na Migração: Luteranos na Amazônia, o processo migratório e a formação do Sínodo da Amazônia 1967-1997. Tese de Doutoramento. São Leopoldo: Faculdades EST/PPG, 2008.

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Resumo:

A presente tese estuda o fenômeno migratório para a Amazônia a partir da migração de luteranos provenientes do Sul e Sudeste do Brasil e da atuação da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB). A área geográfica corresponde às fronteiras do Sínodo da Amazônia. O recorte temporal é delimitado pela migração dos primeiros luteranos para a região em 1967 e pela incorporação da região à estrutura eclesiástica em 1997. Neste ano, foi instituído o Sínodo da Amazônia.

O estudo está subdividido em dois capítulos e é feito a partir da história social e cultural. No primeiro, aborda a iniciativa migratória com base em estudos sociológicos e antropológicos, buscando por causas e motivos da migração. Nesse primeiro capítulo, também é ressaltado o processo de encontro cultural com outros migrantes, com as populações caboclas que viviam na região e com a população indígena, uma vez que os migrantes luteranos entraram em competição com esses grupos pela posse do território.

No segundo capítulo, a tese aborda a atuação da igreja para montar estruturas e acompanhar esses migrantes. A IECLB incentivou a migração e a permanência de luteranos na Amazônia. Criou e manteve projetos que atraíram e ajudaram os colonos a se fixarem. Esse trabalho visava favorecer os migrantes em geral e também a população cabocla. Durante este período a IECLB, também, começou a atuar junto aos povos indígenas da região. A idéia era atender “a pessoa como um todo e todas as pessoas”, como se dizia na época. Assim, nesse novo contexto, a igreja tentou ensaiar “novos jeitos de ser igreja”. A tese procura analisar esses “diferentes jeitos” e os atritos e conflitos que decorrem do embate entre eles.

Versão em inglês:

LINK, Rogério Sávio. Specialists in Migration: Lutherans in the Amazon, the migratory process and the formation of the Amazonia Synod 1967-1997. Doctoral Dissertation. São Leopoldo: Faculdades EST/PPG, 2008.

Abstract:

This dissertation studies the migratory phenomenon to the Amazon area focusing on the migration of Lutherans coming from Southern and Southeastern Brazil and on the action of the Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) [The Evangelical Church of Lutheran Confession in Brazil]. The geographical area corresponds with the boundaries of the Amazonia Synod. The time frame limits are the migration of the first Lutherans to the region in 1967 and the incorporation of the region into the ecclesisatical structure in 1997. The Amazonia Synod was instituted in that year.

The study is subdivided into two chapters and is based on social and cultural history. In the first, the migratory initiative is approached through sociological and anthropological studies, seeking the causes and motives for the migration. In this first chapter the process of the cultural encounter with other migrants, with the “cabocla” (mixed Black, Indian, European) populations who had colonized and lived in the region and with the indigenous population is also highlighted since the Lutheran migrants entered into competition with these groups for the possession of the land.

In the second chapter, the dissertation talks of the action of the church in mounting structures and accompanying these migrants. The IECLB encouraged the migration and the permanence of the Lutherans in the Amazon area. It created and maintained projects that attracted and helped the settlers to stay on the land. The goal of this work was to favor the migrants in general and also the “cabocla” population. During this period the IECLB also began to work with the indigenous peoples of the region. The idea was to tend to “the person as a whole and tend to all people” as the saying went at the time. Thus, in this new context, the church practiced “new ways of being a church”. The dissertation seeks to analyze these “different ways” and the friction and conflicts that result from the clash between them.

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Dissertação de Mestrado

LINK, Rogério Sávio. Luteranos em Rondônia: o processo migratório e o acompanhamento da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (1967-1987). São Leopoldo: Escola Superior de Teologia, Instituto Ecumênico de Pós-Graduação, 2004.

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Resumo:

O presente trabalho é uma dissertação de caráter histórico sobre a ocupação e colonização do Estado de Rondônia e sobre o acompanhamento da IECLB aos migrantes nessa região. Ele compreende os anos 1967 a 1987. A delimitação anterior marca a migração dos primeiros luteranos para esse Estado. A delimitação posterior, por sua vez, demarca o ano em que a estrutura eclesiástica dessa região ganha um status semelhante às outras regiões, passa a ser chamada de DERN (Distrito Eclesiástico Regional Noroeste).

A dissertação está dividida em dois capítulos. O primeiro trata sobre o processo migratório brasileiro para a Amazônia, analisando o caso particular dos pomeranos do Espírito Santo. A tese central desse capítulo é: os migrantes são objetos e sujeitos da migração. O segundo capítulo versa sobre o papel assumido pela IECLB nesse Estado. Em linhas centrais, pode-se dizer que a IECLB, nesse “novo local”, teve um rosto diferente daquele tradicionalmente conhecido. Concretamente, ela procurou acompanhar seus membros de forma integral, ou seja, espiritual, política, social e economicamente.

Versão em inglês:

LINK, Rogério Sávio. Lutherans in Rondônia: the migratory process and the accompaniment of the Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (1967-1987). São Leopoldo: Escola Superior de Teologia, Instituto Ecumênico de Pós-Graduação, 2004.

Abstract:

This dissertation is of historical character as it describes the occupation and colonization of the State of Rondônia and IECLB’s accompaniment of the migrants in this region. It covers the years of 1967 to 1987. The former date marks the migration of the first Lutherans to this State. The latter date, on the other hand, marks the year in which the ecclesiastical structure of this region gains a similar status as the other regions, and comes to be called DERN (Distrito Eclesiástico Regional Noroeste — the Northwest Regional Ecclesiastical District).

The dissertation is divided into two chapters. The first one deals with the Brazilian migratory process to Amazônia, analyzing the specific case of the Pomeranians from Espírito Santo. The central thesis of this chapter is: the migrants are objects and protagonists of the migratory process. The second chapter talks about the role played out by IECLB in this State. It can be said, as the main theme, that IECLB, in this “new place” had a very different face than the one traditionally known. Concretely, it sought to accompany its members in a holistic way, that is, spiritually, politically, socially and economically.


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