a) Artigos em revistas

LINK, Rogério Sávio. O Handbook e a representação do Outro. Revista Escritas. Vol. 7 n. 2 (2015) ISSN 2238-7188 p. 145-161.

Resumo: O presente artigo visa fazer uma avaliação das representações que o Handbook of South American Indians delineia sobre o povo indígena Apurinã em seus “seis volumes” elaborados na primeira metade do século XX e início da segunda metade. O Handbook foi idealizado num contexto de afirmação imperialista no qual os Estados Unidos tomaram para si uma área que fora tradicionalmente domínio europeu. A suspeita metodológica com que lidamos é que, no trabalho das representações, ao descrever o outro, em contraste, representamos a nós mesmos. Assim, o Handbook está carregado de intenções e contradições da sociedade norte-americana que delineiam um lugar para o povo Apurinã, um lugar para a sociedade norte-americana e, porque não dizer, um lugar para a América do Sul.

Palavras-chave: Apurinã; História Indígena; Handbook; Representação.

Clique aqui para ver o artigo completo na fonte

—–//—–

LINK, Rogério Sávio. Os povos indígenas e a nova missão religiosa: o caso dos luteranos na Amazônia (décadas de 1970-1980). Plura, Revista de Estudos de Religião. ISSN 2179-0019, vol. 6, nº 1, 2015, p. 144-156.

Resumo: No decorrer da década de 1970, como expressão da Teologia da Libertação, toma corpo uma nova forma de entender e fomentar a missão entre povos indígenas no Brasil; uma missão que não visa mais a conversão desses povos, mas sim a conversão da sociedade como um todo em favor de seus direitos e demandas. Em 1972, é criado o Conselho Indigenista Missionário (CIMI) que representa, para a Igreja Católica, a expressão
missionária dessa nova visão teológica. Dez anos mais tarde, na Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), é criado o Conselho de Missão entre Índios (COMIN) também como expressão dessa teologia e claramente influenciado pelo trabalho do CIMI. Este artigo quer abordar essa nova perspectiva missionária no âmbito do COMIN e o que possibilitou essa mudança de perspectiva missionária.

Palavras-chave: Missão Religiosa. Povos Indígena. Teologia da Libertação. COMIN.

Clique aqui para ver o artigo completo na fonte

—–//—–

LINK, Rogério Sávio. Muita terra para pouco índio. Novo Olhar. Ano 8, Número 32, março e abril de 2010. p . 34s.

Ouve-se muito essa frase, ora em conversas com amigos, ora na mídia. Ela faz parte de um discurso e de uma prática em relação aos povos indígenas que, por vezes, reproduzimos sem avaliar as conse­quên­cias. Estima-se que existiam 1300 línguas diferentes no que hoje é o território brasileiro na época da chegada dos colonizadores europeus. (…)

Palavras-chave: Questão indígena, disputa pela terra.

Clique aqui para ver o artigo completo na fonte

—–//—–

LINK, Rogério Sávio. Entre Teologia e História. Protestantismo em Revista. Vol. 21. jan.-abr. de 2010, p. 7-11. Disponível em: <http://www.est.edu.br/periodicos/index.php/nepp&gt;.

Resumo: Este artigo tematiza a relação entre teologia e história. Em primeiro lugar, procuramos abordar a necessidade da história para o fazer teológico e a relação entre a história salvífica e a história ordinária. Em segundo lugar, também postulamos o caráter teológico da história para a teologia e indicamos qual abordagem histórica, a nosso modo de ver, se identifica mais com esse caráter teológico.

Palavras-chave: teologia, história, história social, história cultural

Clique aqui para ver o artigo na fonte

—–//—–

NÚÑEZ DE LA PAZ, Nivia Ivette; LINK, Rogério Sávio. Bourdieu e o fazer teológico. Protestantismo em Revista. Volume 14, set.-dez. de 2007. p 67-73. Disponível em: <http://www3.est.edu.br/nepp/geral/edicoes_anteriores.htm&gt;.

Resumo: O presente artigo tematiza a relação entre Bourdieu e o fazer teológico. Mesmo que este entrecruzamento, para o pensamento de alguns, seja difícil de ser estabelecido, assumimos a tarefa. Acreditamos que os pressupostos bourdianos podem contribuir com a teologia na medida em que eles exigem um compromisso profético com o Evangelho.
Palavras-chave: Bourdieu, teologia, trabalho religioso, profetismo.

Clique aqui para ver o artigo na fonte

—–//—–

LINK, Rogério Sávio. Resenha da Tese de Joana Bahia: “O tiro da bruxa”: identidade, magia e religião entre camponeses pomeranos do Estado do Espírito Santo. Protestantismo em Revista. Volume 13, mai.-ago. de 2007. p 121-135. Disponível em: <http://www3.est.edu.br/nepp/geral/edicoes_anteriores.htm&gt;.

Referência da tese resenhada: BAHIA, Joana. “O tiro da bruxa”: identidade, magia e religião entre camponeses pomeranos do Estado do Espírito Santo. [Tese de Doutorado]. Rio de Janeiro: UFRJ/Museu Nacional, 2000.

Clique aqui para ver o artigo na fonte

—–//—–

LINK, Rogério Sávio. Luteranos em Porto Velho 1979-1997. Protestantismo em Revista. Volume 07, mai.-ago. de 2005. p 93-105. Disponível em: <http://www3.est.edu.br/nepp/geral/edicoes_anteriores.htm&gt;.

Resumo: O presente artigo versa sobre a constituição de uma paróquia luterana em Rondônia, Porto Velho. A criação dessa paróquia está interligada com a migração de brasileiros de origem luterana, provenientes de outras regiões do país, para o território de Rondônia. A delimitação temporal (1979 – 1997) está demarcada entre a atuação dos primeiros  pastores que atenderam os luteranos que ali residiam e a reestruturação da igreja em sínodos.
Palavras-chave: Migração, história dos luteranos, Rondônia, Porto Velho.

Clique aqui para ver o artigo na fonte

—–//—–

LINK, Rogério Sávio. Luteranos em Rondônia: O perfil de uma igreja protestante na região amazônica (1967-1987). Protestantismo em Revista. Volume 05, set.-dez. de 2004. p 27-35. Disponível em: <http://www3.est.edu.br/nepp/geral/edicoes_anteriores.htm&gt;.

Resumo: O presente artigo baseia-se na pesquisa feita para uma dissertação de mestrado. Ele traz algumas conclusões e problemáticas levantadas na pesquisa e quer ser uma contribuição para a compreensão do rosto do luteranismo no Brasil, enfocando, em especial, o Estado de Rondônia.
Palavras-chave: Migração, luteranos, Amazônia, Rondônia, IECLB

Clique aqui para ver o artigo na fonte

—–//—–

LINK, Rogério Sávio. História e Violência: o caso da Migração para Rondônia. Protestantismo em Revista. Volume 03, jan.-abr. de 2004. p 62-67. Disponível em: <http://www3.est.edu.br/nepp/geral/edicoes_anteriores.htm&gt;.

Resumo: Este texto trata sobre a relação entre história e violência, bem como também analisa um caso concreto: a migração de luteranos para Rondônia. Os migrantes que compõem a análise desta pesquisa formam um grupo etnicamente coeso. Eles são capixabas descendentes dos pomeranos que migraram para Rondônia na década de 1970.
Palavras-chave: violência, história, migração, Rondônia, ambigüidade histórica.

Clique aqui para ver o artigo na fonte


%d bloggers like this: