Onde encontrar informação sobre os povos indígenas

Comissão Pró-Indio do Acre (CPI)

A CPI é uma organização não governamental que atua desde o início da década de 1980 em parceria com instituições governamentais com o objetivo de desenvolver projetos principalmente na área da educação e gestão ambiental/territorial entre os povos indígenas do Acre. Parte do acervo pode ser acessado através do site.

Acesse aqui o site da instituição

 

Conselho de Missão entre Índios (COMIN)

O COMIN é uma instituição ligada à Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil que tem por finalidade executar o trabalho de missão entre os povos indígenas no território brasileiro. Desde 1982, o trabalho é desenvolvido assessorando organizações e povos indígenas na sua luta por terra, saúde e educação. O objetivo é a autonomia e o respeito à alteridade desses povos para que eles possam se realizar enquanto indivíduos e enquanto grupos indígenas. O COMIN também tem produção voltada para a sociedade não-indígena. Com isso, quer contribuir para uma sociedade mais bem informada sobre sua diversidade cultural e étnica, bem como colaborar para a diminuição das desigualdades sociais e raciais. O site oferece notícias e downloads de materiais produzidos pela instituição.

Acesse aqui o site da instituição

 

Conselho Missionário Indigenista (CIMI)

O CIMI é um órgão da Igreja Católica Romana ligado à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Fundada em 1972, é uma das instituições indigenistas brasileiras mais antigas e com maior número de pessoal. Com reconhecimento nacional e internacional, tem atuado em defesa dos povos indígenas e de seus interesses desde a sua fundação. Além de manter um acervo de notícias e informações, a instituição publica o periódico Porantim que é um importante veículo de informação nacional a respeito dos povos indígenas e de suas lutas.

Acesse aqui o site da instituição

 

Instituto Socioambiental (ISA)

O ISA é uma fonte importantíssima para a pesquisa a respeito dos povos indígenas. Atualmente, mantém o banco de dados mais atualizado e completo a respeito da etnografia brasileira. Através do site, o pesquisador/estudante poderá ter acesso a inúmeras informações lingüísticas, históricas, antropológicas, dados censitários e territoriais.

Acesse aqui o site da instituição

 

Fundação Nacional do Índio (FUNAI)

A FUNAI é o órgão oficial do Estado brasileiro para desenvolver, executar e garantir políticas públicas voltadas aos povos indígenas. Mantém em seu site importante acervo para consulta.

Acesse aqui o site da instituição

 

Museu do Índio

O Museu do Índio oferece informações para pesquisas e notícias que podem auxiliar estudantes interessados em aprender mais sobre a questão indígena.

Acesse aqui o site da instituição

 

Uma resposta to “Onde encontrar informação sobre os povos indígenas”

  1. Arlete Alves Sousa Canelas Says:

    Eu sou brasileira sou india da etinia canelas e tenho orgulho do meu povo,e temos q continuar lutando por igualdade.afinal somos gente.apenas com culturas diferenes.e parabens para todos nos!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: