Vivendo na Cidade: Indígenas discutem a realidade de viver em espaços urbanos

Um sábado ensolarado, como é habitual nessa época do ano em Rio Branco – AC, deu o tom para o I Encontro das Famílias Indígenas em Espaços Urbanos de Rio Branco. O encontro, realizado no dia 3 de julho de 2010, foi planejado por lideranças indígenas, contou com a assessoria e a parceria do COMIN (Conselho de Missão entre Índios) e do CIMI (Conselho Indigenista Missionário).

O encontro foi planejado com o objetivo de discutir políticas públicas para os indígenas que vivem em espaços urbanos. Em todo o território nacional, as populações indígenas, instituições parceiras e instituições governamentais ligadas aos povos indígenas estão despertando para a necessidade de assegurar direitos diferenciados aos povos indígenas que estão em espaços urbanos. Discutindo propostas de políticas públicas, as famílias indígenas de Rio Branco assumem o protagonismo e contribuem com propostas para serem viabilizadas pelos gestores municipais e estaduais.

As atividades começaram pela manhã com a apresentação de uma pesquisa que quantificou e possibilitou uma amostra da realidade das famílias indígenas em Rio Branco; pesquisa esta que foi realizada em 2009 por jovens indígenas em parceria com o CIMI e com o auxílio do COMIN. A pausa para o almoço foi um momento de confraternização no qual muitos indígenas contribuíram preparando os alimentos, um churrasco acompanhado de mandioca, arroz e farofa.

Durante a tarde, os indígenas reuniram-se em plenária e em grupos para discutir e chegar a algumas propostas a serem encaminhadas ao poder público. No transcorrer dos debates, fizeram questão de frisar que o movimento indígena da região não havia discutido até então essa problemática por causa da tendência nacional de vincular os povos indígenas ao espaço das áreas indígenas fora dos espaços urbanos. Afirmaram que é um preconceito não reconhecer o direito dos indígenas de viverem em espaços urbanos e reconheceram que o próprio movimento incorporou esse preconceito em seus discursos.

Confirmando a necessidade de discutir políticas públicas para os indígenas em espaços urbanos – uma vez que muitas famílias não têm a intenção ou não podem regressar devido a conflitos – a tonalidade da discussão permaneceu em torno de assegurar o direito e as condições para que os indígenas possam viver bem em todos os espaços. Assim, para os indígenas de Rio Branco, as políticas devem ser aplicadas tanto para acolher as famílias que chegam à cidade quanto para combaterem as causas da migração, quando essas forem forçadas, seja por violência ou por falta de condições de educação, saúde e ou alternativas econômicas.

Rogério Sávio Link

6 Respostas to “Vivendo na Cidade: Indígenas discutem a realidade de viver em espaços urbanos”

  1. Rosa Marga Rothe Says:

    Obrigada Rogério por nos proporcionar a possibilidade de sabermos um pouco de nossas irmãs e irmãos indígenas desta grande região amazonica. Abraços Marga

  2. egidio Says:

    Parabéns pela tua dedicação com o povo indígena.

  3. yoka Says:

    temos que continua trabalhando em parceira, porque assim população índigenas,vai mais força.

  4. Pedro Acosta Leyva Says:

    Muito obrigado pelas informações da luta indígena e parabéns pela tua coragem de abraçar uma causa humana.
    Abraços Pedro Acosta Leyva

  5. Neli Rodrigues de Lima Says:

    A questão da vida dos indígenas nos espaços urbanos é muito sério e ao longo desses anos não tem sido considerado nos grandes momentos de discussão sobre as causas indígenas. Que bom que as ongs, sobretudo o COMIN, estão se mobilizando para rever essa situação dos nossos irmãos índios.

  6. Otacila Barreto Says:

    Rogerio, obrigada pelas informações e o trabalho q desenvolve com os parentes. Todas essas informações são importantes para nós.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: